sábado, 28 de maio de 2011

Não espere as pessoas darem importância para as mesmas coisas que você dá, pois somos criados com valores e virtudes diferentes e isso jamais mudará! Se ame acima de tudo e de todos!

Faça o que achar certo, esqueça o que os outros pensam ou deixam de pensar, seja o que você quiser ser! Faça o que quiser fazer, a vida é curta demais para deixá-la passar.
 
O importante é estar feliz consigo e o que tiver que ser vai ser!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O segredo da felicidade

Preste muita atenção. A primeira coisa que você deve fazer é amar-se e respeitar-se e dizer a si mesmo todos os dias que você pode vencer todos os obstáculos que se apresentarem na sua vida. Isso se chama autoestima. A segunda que deve fazer é pôr em prática o que você diz e o que pensa. A terceira, é jamais invejar alguém pelo que ele tem ou é. Eles já alcançaram as suas metas, agora alcance as suas. A quarta, é jamais guardar rancor de ninguém no seu coração. A quinta, é não se apoderar do que não é seu. A sexta, é jamais maltratar alguém; todos os seres têm o direito de ser respeitados e queridos. E a última coisa que você deve fazer é acordar todos os dias com um sorriso e descobrir em todas as pessoas e em todas as coisas o seu lado positivo. Pense na sorte que você tem. Ajude a todos sem pensar no que poderá obter em troca e passe adiante o segredo da felicidade.

Queridos amigos!! Está mensagem nos faz refletir sobre coisas que muitas vezes sabemos, porém não tentamos por em prática. Amar-se, por incrível que pareça muitas vezes não nos amamos. Dizer o que pensamos, não invejar, afinal o que temos foi por nossa luta. Não guardar rancor, algo complicado, mas essencial. Enfim, amigos tudo que foi falado é de extrema importância e o que se resume em jamais esperar algo em troca, somente conseguindo aplicar todos esses valores poderemos alcançar a felicidade.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O essencial é invisível aos olhos! Saint-Exupéry


Loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou. Entregar todos os teus sonhos porque um deles não se realizou, perder a fé em todas as orações porque em uma não foi atendido, desistir de todos os esforços porque um deles fracassou. É loucura condenar todas as amizades porque uma te traiu, descrer de todo amor porque um deles te foi infiel. É loucura jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo. Espero que na tua caminhada não cometas estas loucuras. Lembrando que sempre há uma outra chance, uma outra amizade, um outro amor, uma nova força. Para todo fim um recomeço!

O Pequeno Príncipe

"Falam de tudo. Da moral, do comportamento, dos sentimentos, das reações, dos medos, das imperfeições, dos erros, das criancices, ranzinzisses, chatices, mesmices, grandezas, feitos, espantos. Sobretudo falam do comportamento e falam porque supõem saber. Mas não sabem, porque jamais foram capazes de sentir como o outro sente. Se sentissem não falariam."

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pré-Conceito

1. Se você conhecesse uma mulher que está grávida e já tem 08 filhos dos quais 03 são surdos, 2 são cegos, 01 é retardado mental, e ela tem sífilis...
Recomendaria que ela fizesse um aborto?

LEIA A PRÓXIMA PERGUNTA ANTES DE RESPONDER A ESSA.

1. É tempo de escolher um líder mundial e o seu voto é importante. O comportamento dos candidatos é o seguinte:

CANDIDATO A:
É associado a políticos corruptos e costuma consultar astrólogos. Teve duas amantes, fuma um cigarro atrás de outro e bebe de 08 a 10 Martinis bebida misturada 3/4 gin 1/4 vermute branco por dia.

CANDIDATO B:
Foi despedido do trabalho duas vezes, dorme até meio-dia, usava drogas na Universidade e bebia meia garrafa de Whisky toda noite.

CANDIDATO C:
É um herói condecorado de guerra, é vegetariano, não fuma, bebe as vezes um pouco de cerveja e nunca teve relações extra-conjugais.

QUAL DESSES CANDIDATOS VOCÊ ESCOLHERIA?
Decida antes de continuar...

Candidato A:
Franklin Roosevelt


Candidato B:
Winston Churchill


Candidato C:
Adolph Hitler


E sem esquecer a primeira pergunta: A resposta da questão do aborto...
Se respondeu que sim, você acaba de matar BEETHOVEN.

MORAL DA HISTÓRIA
Nem tudo o que brilha é ouro e nem tudo o que é ouro deve brilhar, o importante são as decisões que você toma no caminho e, como elas, te ajudam a chegar ao final. Por isso é que não devemos pré-julgar ninguém. Principalmente com a descrição de duas ou três linhas.

Filhote de porco espinho




Mensagem de Otimismo:

Sucesso é ser feliz

1. Seja ético. A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança.

2. Estude sempre e muito. A glória pertence aquele que tem um trabalho especial para oferecer.

3. Acredite sempre no amor. Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, ou está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.

4. Seja grato a quem participa das suas conquistas. O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer e a melhor maneira de deixar todos motivados.

5. Eleve suas expectativas. Pessoas com sonhos grandes obtém energia para crescer. Os perdedores dizem: "Isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.

6. Curta muito a sua companhia. Casamento dá certo para quem não é dependente. Aprenda a viver feliz mesmo sem uma pessoa ao lado. Se não tiver com quem ir ao cinema, vá com a pessoa mais fascinante: você!

7. Tenhas metas claras. A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas. Amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam a carreiras de sucesso. Ter objetivos evita o desperdício de tempo, energia e dinheiro.

8. Cuide bem do seu corpo. Alimentação, sono e exercícios são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para que os outros gostem de você também.

9. Declare o seu amor. Cada vez mais as pessoas devem exercer seu direito de buscar o que querem , mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.

10. Amplie os relacionamentos profissionais. Os amigos são a melhor referência em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos.

11. Seja simples. Retire de sua vida tudo o que lhe da trabalho e preocupação desnecessários. Crie espaço para desfrutar mais a viagem da vida.

12. Mulher, nao imite o modelo masculino. Os homens fizeram sucesso a custa da solidão e da restrição aos sentimentos. O preço tem sido alto: infartos e suicídios. Sem duvidas, temos mais a aprender com as mulheres do que vocês conosco. Preserve a sensibilidade feminina - e mais natural e lucrativa.

13. Tenha um orientador. Viver e decidir na neblina sabendo que o resultado só será conhecido quando pouco restar a fazer. Procure alguem de confiança, de preferência mais experiente e bem sucedido, para lhe orientar nas indecisões.

14. Jogue fora o vicio da preocupação. Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem! Defina suas metas, conquiste-as e deixe a neura para quem gosta dela!

15. O amor é um jogo cooperativo. Se vocês estão juntos, é para jogar no mesmo time. Ficar mostrando dificuldades do outro ou lembrando suas fraquezas para os amigos não tem graça.

16. Tenha amigos vencedores. Campeões falam com campeões. Perdedores só tocam na tecla perdedores.
 Aproxime-se de pessoas com alegria de viver e afaste-se de gente baixo-astral.

17. Diga adeus a quem não merece. Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento e masoquismo, atrapalha sua vida. Se você tiver um cônjuge que não esteja usando, empreste, venda, alugue, doe e deixe espaço livre para um novo amor.

18. Resolva. A pessoa do próximo milênio vai limpar de sua vida as situações e os problemas desnecessários. Saiba tomar decisões, mesmo as antipáticas. Você otimizara seu tempo e seu trabalho. A vida fluirá muito melhor.

19. Aceite o ritmo do amor. Assim como ninguém vai empolgadissímo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o começo de muita frustração.

20. Celebre as vitórias. Compartilhe o sucesso, mesmo pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.

21. Perdoe. Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também.

22. Arrisque! O amor não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho só terá de decidir que pizza pedir. é o único risco que corre será o de engordar.

23. Agradecer e ore antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração, meditação são forças de inspiração.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

"Toda decisão que você toma - toda decisão - não é uma decisão sobre o que você faz. É uma decisão sobre Quem Você É. Quando você vê isso, quando você entende isso, tudo muda. Você começa a ver a vida de um modo novo. Todos eventos, ocorrências, e situações se transformam em oportunidades para fazer o que você veio fazer aqui."
Olhe, tenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras. Sou irritável e firo facilmente. Também sou muito calmo e perdôo logo. Não esqueço nunca. Mas há poucas coisas de que eu me lembre." (Clarice Lispector)

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aprendi...

Que..

Ninguém é perfeito enquanto não se apaixona.
A vida é dura mas eu sou mais que ela!

As oportunidades nunca se perdem aquelas que desperdiças... alguém as aproveita.
Quando te importas com rancores e amarguras a felicidade vai para outra parte.

Devemos sempre dar palavras boas... porque amanhã nunca se sabe as que temos que ouvir.  
Um sorriso é uma maneira econômica de melhorar teu aspecto.
Não posso escolher como me sinto... mas posso sempre fazer alguma coisa.
Quando o teu filho recém-nascido segura o teu dedo na sua mão tenta prendê-lo para toda a vida.
Todos, todos querem viver no topo da montanha... mas toda a felicidade está durante a subida.
Temos que aproveitar da viagem e não apenas pensar na chegada.
   
O melhor é dar conselhos só em duas circunstâncias... quando são pedidos e quando deles depende a vida.
Quanto menos tempo se desperdiça... mais coisas posso fazer.

domingo, 3 de abril de 2011

Rôh.

“Sou dona de mim, da minha vida e do meu destino
Sigo meu bom senso, minha razão, minha emoção e minha sede de ser livre
Bom é viver assim, sem amarras, sem apego ao passado e
Sem preocupação com questões que ainda não foram superadas,
Pois o mundo ainda precisa evoluir muito, há muito o que
Superar...
Eu penso, reflito e analiso
Sou um ser em constante mutação
Sou “Eu Mesma”, mas não sou “Sempre a Mesma”
Não sou normal, pois ser normal é chato
É repetitivo, e EU gosto de transformações
Gosto de olhar por vários prismas e
Mudar de opinião, de gosto, etc.
A mudança não é somente física,
Mas também é abstrata e intrínseca
A beleza e juventude se vão
Mas o conteúdo da alma permanece ...”

domingo, 13 de março de 2011

"Quem me vê por aí, de salto alto e delineador, jura que sou tão feminina quanto as outras: ninguém desconfia do meu hermafroditismo cerebral. Adoro massas cinzentas, detesto cor-de-rosa. Penso como um homem, mas sinto como mulher. Não me considero vítima de nada. Sou autoritária, teimosa e um verdadeiro desastre na cozinha. Peça para eu arrumar uma cama e estrague meu dia. Vida doméstica é para os gatos". 

Marilyn Monroe

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Seja Livre. Não se prenda a amores. Pois um dia eles acabam. Não se prenda a horários. Viva espontaneamente. Não se prenda as pessoas, pois nada é eterno, deixe as livre, e seja livre. Ame-as, e deixe-as amar a você!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar." (Carlos Drummond de Andrade)


"...O beijo é um truque delicioso arquitetado pela natureza para interromper a fala quando as palavras se tornam supérfulas..." Toxic! =*

domingo, 28 de novembro de 2010

Você me fascina Você é minha cina Meu pecado maior Que não quero me curar Quero e me acabar Dentre seus prazeres E me afogar neles.

 Ousar 
 
Atreva-se a fugir de seus medos
Atreva-se a voar em meus braços
Atreva-se a dar-me o seu desejo
Suas noites seus sonhos a sua rendição seus beijos
Ouse abrir as portas de sua alma e seu corpo

Atreva-se a saborear o proibido
Atreva-se a aceitar o que não foi
Atreva-se a ver o desejo
Queimando as mãos de sua barriga e seu peito
Atreva-se a fazer o seu o dono do meu coração

Ouse me amar como eu te amo
Atreva-se a dar-me seus segredos
Seus caprichos seu silêncio
Que ninguém vai te amar tanto quanto eu
Para tocar o céu em cada pensamento cadabeso
A cada toque de sua respiração

Atreva-se a morrer na minha loucura
Atreva-se a sentir tanta ternura
Ouse ser o meu pecado minha lua
Meu sol, minha obsessão com o meu passado

Atreva-se a dar-me as asas do seu doce amor
Ouse me amar como eu te amo
Atreva-se a dar-me seus segredos
Seus caprichos seu silêncio
Porque ninguém vai te amar tanto quanto eu
Para tocar o céu em cada beijo em cada pensamento
A cada toque de sua respiração

Ouse me amar como eu te amo
Atreva-se a embriagar-se no desejo

Morrer debaixo de mim
Porque ninguém vai te amar tanto quanto eu
Faça-lhe seu tanto quanto eu

Para ser minha lua e meu sol se atreve
A coragem me dar seu coração
Um deslizamento de meu corpo se atreve
Para desencadear o desejo que eu tenho na minha pele

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Marilyn Monroe! Uma mulher além do seu tempo! =*

Se eu obedecesse a todas as regras, jamais teria chegando onde eu cheguei. Marilyn Monroe
 
 

Veja como a natureza- árvores, flores, grama- cresce em silêncio. Observe como as estrelas, a Lua, e o Sol se movimentam em silêncio. Precisamos do silêncio para sermos capazes de tocar almas.

Quando eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso
Que faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar,
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Deste já tão longo andar!)
E talvez de meu repouso…
Mário Quintana

Vozes

Vozes queridas, vozes ideais
daqueles que morreram ou daqueles que estão
perdidos para nós, como se mortos.

Eles nos falam em sonho, algumas vezes;
outras vezes, em pensamento as escutamos.

E, quando soam, por um instante eis que retornam
os sons da poesia primeva em nossa vida,
qual música distante que se perde noite afora.

Konstantinos Kavafis


Vida urgente

(...) é preciso partir
é preciso chegar
é preciso partir é preciso chegar...
Ah, como esta vida é urgente!
... no entanto
eu gostava mesmo era de partir...
e - até hoje - quando acaso embarco
para alguma parte
acomodo-me no meu lugar
fecho os olhos e sonho:
viajar, viajar
mas para parte nenhuma...
viajar indefinidamente...
como uma nave espacial perdida entre as estrelas.

Mário Quintana 

Seus olhos estavam lá…

Quando abri a porta da minha vida,
seus olhos estavam lá,
Eram luas, eram vida
Em minha praia, era mar.
Faróis de luz promissora
Duradoura luz do luar
Do lado de fora de mim,
mas dentro do meu olhar.
Estrelas na noite escura
cristais de brilho sem fim
Doces gotas de sereno,
serenando amor em mim

Charlyane Mirielle

Entre o Partir e o Ficar

Entre partir e ficar hesita o dia,
enamorado de sua transparência.
A tarde circular é uma baía:
em seu quieto vai e vem se move o mundo.
Tudo é visível e tudo é ilusório,
tudo está perto e tudo é intocável.
Os papéis, o livro, o vaso, o lápis
repousam à sombra de seus nomes.
Pulsar do tempo que em minha têmpora repete
a mesma e insistente sílaba de sangue.
A luz faz do muro indiferente
Um espectral teatro de reflexos.
No centro de um olho me descubro;
Não me vê, não me vejo em seu olhar.
Dissipa-se o instante. Sem mover-me,
eu permaneço e parto: sou uma pausa.

Octavio Paz
(Trad Antônio Moura)

Cisnes

Este cansaço de passar como que atado
a coisas que ainda não foram feitas,
parece o caminho incriado do cisne.

E o morrer, esse desapegar-se
do fundo em que diariamente estamos,
seu tímido abandonar-se às águas

que mansamente o acolhem e por serem
felizes e já passadas, onda a onda,
sob seu corpo se retraem;

então, firme e tranqüilo,
com realeza e crescente segurança,
abandona-se o cisne ao deslizar.

Rainer Maria Rilke

Itinerário do Silêncio

À espera de um momento de luz
retorno, sem hesitar, ao itinerário
secreto do silêncio e cultivo a solidão
multiplicando as sombras.
Peregrina de outra luas,
resgato a música
que me restou da infância,
como um sobressalto,
ou uma canção de embalar,
ou água fresca a ferir-me a boca,
de tanta sede.

Graça Pires

Estranho

Estranho é o sono que não te devolve.
Como é estrangeiro o sossego
de quem não espera recado.
Essa sombra como é a alma
de quem já só por dentro se ilumina
e surpreende
e por fora é
apenas peso de ser tarde. Como é
amargo não poder guardar-te
em chão mais próximo do coração.

Daniel Faria

As coisas simples…

As coisas simples dizem-se depressa ; tão depressa
que nem conseguimos que as ouçam. As coisas
simples murmuram-se; um murmúrio
tão baixo que não chega aos ouvidos de ninguém.
As coisas simples escorrem pela prateleira
da loja; tão ao de leve que ninguém
as compra. As coisas simples flutuam com
o vento; tão alto, que não se vêm.

São assim as coisas simples: tão simples
como o sol que bate nos teus olhos, para
que os feches, e as coisas simples passem
como sombra sobre as tuas pálpebras.

Nuno Júdice

Que minha solidão

Que a minha solidão me sirva de companhia,
que eu tenha coragem de me enfrentar,
que eu saiba ficar com o nada
e mesmo assim me sentir, como se
estivesse plena de tudo".

Clarice Lispector

Milagre

Eu caminhava entre árvores
E espremia nos dedos
O mudo cipreste, roçando
um acridoce olfato
Ao silêncio de meu nariz.
Ali entre cúmplices imagens,
Onde o vento me sabe
E o sem- fundo do lago me diz,
No frescor do mais contido sumo,
Cheirei a poesia, assim do nada,
E caminhei sobre as águas,
O naufrágio por um triz.

Fernando Campanella

Como um barco

Como um barco assim cheguei
na calma ondulação das tardes
e a ti eu aportei...

E lento eu desfiz
a armação das velas e te amei
enquanto o sol brilhava...

E nas gotas que ficaram
nas curvas do teu corpo
dos suores de nós...

Reentrei firme e fundo
e nessas águas inventamos
o caminho para casa...

Eduardo Leal

Mesmo o tímido gesto

Mesmo o tímido gesto que não ouso
mesmo o sorriso, solto da palavra
mesmo este som de mar
no búzio de esquecer-me
são invenções de estar
porque alheios os nomes e as datas
as regras e as linhas.

Minha é a ausência.
E a mão da noite à vezes
se a morte adeja
e me adivinha.

Rosa Lobato de Faria

Identidade

Sou assim…
Sou casa em ruínas, abrigo de estrelas
Paisagem deserta, nascente de rio
Sou capa, sou xaile tremendo de frio
Sou espelho e vidraça das tuas janelas
Sim, eu sou assim…
Um Ser de silêncio, fiel companheiro
Que acalma e que beija a alma que dói
E em mudas palavras, se dá por inteiro
Semeando gritos que o vento destrói
Sou...
Sou amarra, sou asa
Sou contradição
Sou nuvem que passa
Sempre em solidão

Maria João

Suave

Suave é o vento que te sopra,
A seda que te cobre,
O riso que te aflora,
O olhar que em ti brilha,
E o desejo que me toma!
Suave é a noite que desponta,
A lua que já nasce,
O beija flor que se deita,
O riacho já em prata,
O silencio na mata!
Suave é tua fala que me cala,
Teu olhar que me procura,
Teu braço que me toma,
Tua boca que me beija,
Meu olhar que te deseja!

Santaroza

Bilhete

Alguns escrevem pela arte,
pela linguagem,
pela literatura.
Esses, sim, são os bons.
Eu só escrevo para fazer afagos.
E porque eu tinha de encontrar um jeito
de alongar os braços.
E estreitar distâncias.
E encontrar os pássaros:
há muitas distâncias em mim
(e uma enorme timidez).
Uns escrevem grandes obras.
Eu só escrevo bilhetes para escondê-los,
com todo cuidado,
embaixo das portas.

Rita Apoena

Meus primeiros poemas

Meus primeiros poemas
escrevi-os no silêncio
sobre uma folha de nada e cetim
arrepiada no beijo das calemas.
Ninguém os leu, ninguém os viu
adivinhei-os inteirinhos só para mim.
E ao fim das tardes roxas de paixão
vinha de mansinho pendurá-los
na cabeleira verde-mar das casuarinas
xaxualhando pela noite uma canção
voz de mágoa de nada e de cetim
adivinhando as saudades bailarinas
da terra que não sai dentro de mim.

Namibiano Ferreira

Decidi ser hoje…

Me sopre seu maior desejo?
Hoje quero me fazer de um outro jeito:
Vou ser papel em branco,
esperando que seu encanto,
me pingue alguma estrela.
Me toque com seu coração?
E me torno borboleta,
a tomar em sonhos uma imensidão.
Me empresta seu sorriso?
Decidi ser hoje algo assim,
bem bonito...."

Patty Vicensotti

Dispersado

Sinto-me dispersado
em areia, alga, vento.
Que ficou do passado,
se o que resta é o momento?

Uma caricia vaga,
indecisa, procura
o que a memória apaga;
e de tudo perdura

leve aragem, não mais,
docemente soprando
junto às margens de um cais
que está sempre esperando.

Alphonsus de Guimaraens Filho

Sopra-me

Sopra-me
que ao de onde procedo
haverei com levezas
de, então, retornar.
Com o calor de teu sopro,
de teu insuflar,
meus versos,
como pelúcias e pétalas,
no regaço das tardes,
no jardim das estrelas,
haverão assim de cair,
haverão de pousar.

Fernando Campanella

EU GOSTO

Eu gosto do asfalto molhado,
do cheiro do novo, do coração descascado,
das árvores que dançam ao relento,
do sabor do pêssego, do verso livre,
da voz poderosa e clássica do vento.

Gosto de imaginar como é a criança que mora
naquela pequena verde casa,
onde lá pelas duas da madrugada a luz se apaga,
enquanto eu continuo escrevendo, acordada, lendo,
fumando o último cigarro, à espera do sono,
do nascer dum novo dia, e quem sabe duma outra vida,
onde eu me sinta menos perdida e dividida.

Eu gosto de abandonar velhos hábitos para criar espaço,
de dormir no calor do verão com a janela aberta,
de sentir o frescor que entra no quarto como uma nova era,
da paz que me abraça apertado neste momento sagrado,
gosto de quem passa lá embaixo, na rua vazia,
e imagina como é a criança que sonha aqui em cima.

Isadora Krieger

Uma experiência única

Lembra que bonito a gente era
Lembra como tudo começou
Vê se não desiste
Vê se a gente insiste
Não torne tudo um sonho que passou.

Cada dia o mundo nos leva mais um
E fica menos um, menos um violão
E a nossa canção não é a mesma
Como ela era então.

Faça aquela cara antiga
tão cheia de vida
sem ressentimento
Corra livremente e grite
uma cantiga ao vento.

Diga que nada mudou
que o tempo não levou
Que apesar de tudo
A nossa canção ficou.

Nizan Guanaes

Palavras na penumbra

Há um silêncio leve sobre as ruas.
Esconde-se em sua tênue vaidade.
Ninguém o escuta. Vai pela cidade
compondo um vento de palavras nuas.

Foge do tempo, foge dessa urgência
de dizer tanto, e tudo, e não ser nada,
e encolhe-se no oco de uma ausência,
como uma ave oculta a face alada.

Há um silêncio vivo como a pele,
que pulsa sob um têxtil desatino,
disposto a seduzir o que o impele

ao devaneio. E o impulso vence-o
e abre uma outra face em seu destino:
pois dentro do silêncio há outro silêncio.

Renato Tapado
(Porto Alegre 1962, escritor gaúcho, radicado em Florianópolis desde 1974.)

A VIDA

A vida passa lá fora,
Ou na pressa de uma roda,
Ou na altura de uma asa,
Ou na paz de uma cantiga;
E vem guardar-se num verso
Que eu talvez amanhã diga.

Miguel Torga

Infinito Interior

Trago dentro de mim um mar imenso
feito de vagas tristes
e sonhos vagos

o horizonte é uma manhã
que eu quis minha para ser eu

e para porto de abrigo escolhi uma tarde
que soubesse chorar a morte do sol.

José Rui Teixeira

Raiz de Carvalho

Fui sabendo de mim
por aquilo que perdia
pedaços que saíram de mim
com o mistério de serem poucos
e valerem só quando os perdia
fui ficando
por umbrais
aquém do passo
que nunca ousei
eu vi
a árvore morta
e soube que mentia.

Mia Couto

Apelo

Quem quer que sejas, vem a mim apenas
De noite, quando as rosas adormecem!

Vem quando a treva alonga as mãos morenas
E quando as aves de voar se esquecem.

Vem a mim quando, até nos pesadelos,
O amor tenha a beleza da mentira.

Vem quando o vento acorda em meus cabelos,
Como em folhagem que, ávida, respira...

Vem como a sombra, quando a estrada é nua,
Num risco de asa, vem, serenamente!

Como as estrelas, quando não há Lua
Ou como os peixes, quando não há gente...

Pedro Homem de Mello

Olhei quase sempre para o chão

Olhei quase sempre para o chão.
E aquela estrela que parava no sul, descia de
repente e caía aos nossos pés.
Recolhi-a,
ano após ano,
e com o resto da sua luz quis iluminar o
teu caminho.
Mas tu não viste as suas lágrimas que eram
as minhas,
apagando a última, sobre o chão.

José Agostinho Baptista, Biografia

Sou o pó

Sou o pó
E vou no vento
Através de rios
E montes
Vou no vento
E talvez eu pouse
Talvez encontre
O mel as areias
Do teu corpo
Trazidas pelo vento

Antonio Ramos Rosa

Fica a paz…

Fica a paz de um canto triste
dos riachos que vão embora,
vem a tarde e o canto insiste
nos meus ouvidos de aurora.

Resta uma chama encostada
numa sombra sem memória,
fica a noite e um quase nada
do que fora a minha história.

Não sou mais aquela infância
debruçada em teus terraços.
Vais!... E deixas a Esperança
desmaiada nos meus braços.

O homem nasce e vira glória
quando é pedra e vira a flor:
Deus então mais comemora
quando é barro e vira amor.

Afonso Estebanez

Quando

Quando tudo escureceu, e os ventos fortes
sopraram,
quando a chuva despencou e os pingos
grossos rolaram,
quando eu acendi a vela e vi a paz iluminada,
compreendi que nada seria igual
depois de ti,
pois enfeitaste a vida
como uma alvorada,
como um raio de sol numa manhã sem nuvens,
anunciando a alegria tão sonhada.

Conceição Bentes

O Silêncio

Quando a ternura
parece já do seu ofício fatigada,
e o sono, a mais incerta barca,
inda demora,
quando azuis irrompem
os teus olhos
e procuram
nos meus navegação segura,
é que eu te falo das palavras
desamparadas e desertas,
pelo silêncio fascinadas.

Eugénio de Andrade

Deixei-me levar nas correntes do vento

Apressadas, suaves, lentas e estridentes
Subindo, subindo até deixar este mundo
Amando e vivendo sem qualquer alimento
Ou sofrendo acordado nas horas do tempo
Que passa e gira muito rapidamente.
Se eu pudesse fugir cavalgando este vento
Ou pudesse agarrá-lo, amarrando-o a mim
Nunca mais sentiria tão profunda agonia
Que me lembra e me mostra que tudo tem fim
Neste voar dos dias amando com alegria
Ou sofrendo nas quedas que cabem a mim
Jamais faria o tempo parar.
Viveria o momento !

Luis Coelho

Tenho um amor…

Tenho um amor fresco e com gosto de chuva,
e raios e urgências.
Tenho um amor que me veio pronto.
Assim, água que caiu de repente.
Nuvem que não passa.
Me escorrem desejos pelo rosto, pelo corpo.
Um amor susto.
Um amor, raio trovão fazendo barulho.
Me bagunça.
E chove em mim todos os dias.

Caio Fernando Abreu

Poema à minha vida

A minha vida é o que eu penso que é a minha vida,
um golpe de vento o que eu penso ser um golpe de vento.

Vejo no vaivém das ondas apenas a ligeireza das ondas,
a mesma sensualidade das areias que arrastam o vento
e por ele se deixam arrastar numa profunda comunhão
como a água que cai sobre as águas, sem angústia.

E nunca me arrependo de olhar o azul, fazer um gesto
de vigiar o céu, à procura duma estrela imperturbável
apenas a dizer que está ali, longe, contemplando a terra.

Vieira Calado

De flores nos cabelos e rosas pelo corpo Sensuais e sensíveis, flores da manhã...

Sou transparente,
Tanto quanto me permite a vida.
Mas a transparência não esta em mim,
E sim nos olhos que me desnudam.
Sou pedra bruta,
Teu olhar é que me lapida.
Por isso transparência depende,
De que lado você se encontra do sol.
(Santaroza)

Flor que representa a vida e a morte, o ódio e o amor... Que seduz e ilude... Que visa a perfeição, porém têm seus espinhos...


Pétalas de Amor

O vento soprou suavemente
O sol lindamente brilhou
Uma nuvem no céu apareceu
Era diferente toda colorida
Tinha pétalas de todas as cores
Estava feliz por fazer uma viagem
Pelo céu foi deslizando
Pelo mar transcorrendo
Muitos lugares foi percorrendo
Queria apenas uma encontrar
Uma cidade do outro lado do mar
Lá onde reside a meiguice
Onde o lema é o carinho
Onde se cultiva a poesia
Em um coração encantado
Movido pelo amor
Sensível criatura de Deus
Enviei-te o meu carinho
Derramado nesta chuva
De pétalas de amor
Ângela Lugo

Natureza! Tem algo melhor!? =*


Não há palavras que cantem
como as ondas quando batem nos rochedos,
borbulhando azuis no verde sem fim da mata que o cerca.
Não há palavras que possam
dizer deste infinito azul que enche os olhos,
paz na contemplação,
sonhos  espalhados ao vento e ao mar,
conchinhas e segredos na areia,
barcos solitários em baias azuis,
felicidade sem motivo,
coração sereno.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo!


"Quando a última árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado,
vocês vão entender que dinheiro não se come." (Greenpeace)

"Tenho medo de tomar sol por causa dos buracos na camada de ozônio, tenho medo de respirar esse ar porque não sei que tipo de substâncias químicas o estão contaminando. Temos conhecimento de que animais e plantas estão sendo destruídos a cada dia e, em vias de extinção. Durante a minha vida eu sonhei ver grandes manadas de animais selvagens, selvas, florestas tropicais repletas de pássaros e borboletas mas, agora, eu me pergunto se meus filhos vão poder ver tudo isso." (ECO)

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Somos o que sentimos?

Em parte sim, mas também somos nossos pensamentos, atitudes, valores, princípios, experiências, memórias...
Tudo aquilo que constrói, tijolo a tijolo, a nossa identidade e que podemos acessar nos diferentes cômodos de nossa "casa corpo". 
As emoções, no entando, aparecem e desaparecem, têm uma natureza mutante. São como hóspedes que nos visitam por um tempo e, uma vez cumprida sua função, vão embora.